terça-feira, 29 de novembro de 2011

Pesquisa de campo

Grupo:

Marcus Vinicius Cardozo Oliveira

Bruno Domingues

Nathalia Paranhos

Nossa pesquisa social aconteceu no dia 12/12/2011 na Galeria do Rock, em São Paulo.

A pesquisa foi sobre as baladas góticas em geral, descobrimos que muitas pessoas frequentavam o madame satã, e hoje em dia não frequentam mais tantas baladas como antigamente, muitos pararam pois ficaram sem tempo por causa da maturidade e responsabilidades novas a se comprir e outros pelo fechamento da casa e por não haver mais baladas como antigamente, os que ainda frequentam costumam ir em casas como o Aeroflith, Fofinho, Hotel Cambridge e after dark, abaixo segue trechos de nossa entrevista.


Quem lhe apresentou a cultura ? como ?

R: apresentado por uma amiga, que curtia muito uma banda de gotic metal.

R:Famialiares e amigos. Através de fotos, cds, baladas

R:Conheci superficialmente quando convidado para alguma 'casa gotica', por amigos. Mas me aprofundei na subcultura por iniciativa própria.

R:ouvi falar sobre gótico e fui atrás conheci pessoas na galeria do rock, fiz amizades, ganhei fitas k7...

O que é ser gótico pra você ?

R: é mais que um estilo musical e visual é uma cultura completa

R: Gótico é bem mais do que ouvir e gostar desse estilo de música, ter atração por cemitérios e vestir-se de preto todos os dias. è uma filosofia, um estilo de vida único.

R:É se identificar com os valores, comportamentos e estética da subcultura gótica sem sofrer crises de identidade.

R:Alguém que aprecia a cultura gótica, já a definição do que pertence a cultura gótica já é um tanto mais complexo...

Qual baladas você frequenta ou frequentava ? caso não frequente mais qual o motivo para não frequentar mais ?

R: antigamente Madame Satã e Crow Rock bar, hoje em dia: Via Underground, Carbono entre outras

R:Madame, Pub Fiction, Morpheus, After Dark, BlackOut, Aeroflith...

R:Crow, Salamandra, Fofinho, Madame Satã

R: Madame Satã hoje em dia não frequento mais nenhuma.

R:Madame Satã, Crow rockbar, Blackmore, Suzy, Hotel Cambridge

Pra você existe alguma diferença entre as baladas góticas de antigamente e as de hoje em dia? Se sim qual a diferença e quais você gosta mais ?

R: Sim existe muita diferença, principalmente nas musicas, as baladas de hoje em dia so toca metal melodico e pouco gotico, sem duvidas que prefiro as antigas

R:Sim. As baladas de hj em dia, praticamente tocam só Metal Melódico e Gótic Metal. Antigamente, costumavam tocar bandas mais tradicionais da cultura, como por exemplo Lacrimosa, Depeche Mode, Gitane Demone, etc.

R:Com propriedade, nao sei pq nao sou tão veterano assim. Mas é óbvio que muitas coisas mudaram, seja pelo desenvolvimento tecnológico (conseguir material de bandas gringas era tarefa árdua, hoje com a internet é algo trivial), seja tbm por uma maior aceitação social (a noite, dizem, era mais violenta, a maior parte das pessoas não aceitava bem um gótico - hoje, ainda que nao completamente, um gótico mesmo ultra produzido já pode até andar despercebido na avenida paulista), dentre outras coisas. De qualquer forma, acredito que a maior parte dos saudosistas sente falta da sua juventude e vigor e confunde isso com a falsa idéia de que 'o passado era melhor'. As coisas simplesmente mudam, e a escala de valores, pelo menos nesse caso é relativa.

R:Hoje em dia não existe nenhuma casa comandada por alguém do meio gótico/alternativo, apenas festas. Isso faz com que alguns pontos fiquem de fora, como decoração, equipamento para as bandas tocarem e um enfoque mais cultural


Nenhum comentário:

Postar um comentário